Faça Sua Busca Aqui

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Suburbia novo seriado de Luiz Fernando Carvalho estreia em novembro na Globo


Cleiton (Fabrício Boliveira) e Conceição (Erika Januza), com Amelinha (Tatiana Tibúrcio) ao fundo. Crédito: TV Globo/AF Rodrigues
Uma história de amor e drama social, cuja ação principal se passa no seio de uma família da Zona Norte do Rio de Janeiro, em meados dos anos 1990.

Jéssica (Ana Pérola) e o namorado, Tutuca (Flávio Rocha). Crédito: TV Globo/Edmilson de Lima
Suburbia, seriado idealizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e desenvolvido por ele e pelo escritor Paulo Lins, estreia em 1 de novembro na TV Globo, sendo exibido em oito episódios, um a cada semana.

A trama conta a trajetória de Conceição (Débora Nascimento/Erika Januza), menina pobre que deixa o interior de Minas Gerais em busca de uma vida nova, longe dos fornos de carvão, e vai parar no Rio de Janeiro, onde, tempos depois, é acolhida por uma amorosa família do subúrbio carioca. Ali ela se apaixona por Cleiton (Fabrício Boliveira) e vira estrela dos bailes funk, mas não perde a pureza, reafirmando sua integridade diante dos obstáculos que a vida lhe apresenta.

O elenco de Suburbia é formado, em sua quase totalidade, por artistas negros e mulatos, escalados em testes de seleção realizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Conceição é interpretada pela mineira Erika Januza, que nunca havia trabalhado como atriz. Outros não atores também atuam na trama, como Ana Pérola, ex-gari e passista da escola de samba carioca Império Serrano, que interpreta Jessica, a rival da protagonista. Atores de companhias teatrais do Rio de Janeiro e artistas de grupos culturais como Nós do Morro e AfroReggae também integram o elenco, que traz, ainda, os veteranos Haroldo Costa e Rosa Marya Colin.

Com Suburbia, o diretor Luiz Fernando Carvalho busca retratar a realidade a partir de um olhar documental, mais próximo do real. Seu foco está na rede de afetos que move a vida e também no retrato da Zona Norte com as diversas facetas que a compõem, sugerindo reflexões sobre a representação dos negros na produção cultural e na dramaturgia, e apontando seu olhar para a importância do espaço das periferias na sociedade brasileira. Minas Gerais e vários bairros do subúrbio do Rio de Janeiro serviram de cenário para a história, cujas cenas foram todas realizadas em locações externas, evitando radicalmente os estúdios e as representações cenográficas da realidade.

SUBURBIA

Escrito por: Paulo Lins e Luiz Fernando Carvalho

Colaboração: Carla Madeira

Figurino: Luciana Buarque

Caracterização: Fabiola Gomez e Barbara Santos

Produção de Arte: Marco Cortez

Direção de Fotografia: Adrian Teijido

Edição: Márcio Hashimoto

Produção: Erika da Matta

Assistência de Direção: Lara Carmo

Câmera: Leandro Pagliaro

Direção Geral: Luiz Fernando Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário